Existe uma grande febre ultimente, por paradoxos temporais, viagens no tempo e espaço, e coisas da metafísica e ciência de borda. O assunto não é novidade, e faz o ser-humano se fazer grandes perguntas, sem nem ao mesmo ter certeza que obterá a resposta. Mas todo esse complexo assunto tomou popularidade com séries de Tv e Filmes, como Arquivo X, Fringe, Lost, e agora Flash Foward, no caso dos filmes, como Matrix, Exterminador do Futuro, De Volta para o Futuro, Efeito Borboleta, etc.Existem muitos paradoxos temporais que levam a um LOOP de conclusões, por exemplo, o mais famoso, o "Paradoxo do Avô", se eu voltasse no tempo, e matasse meu avô, eu nunca existiria, mas se eu nunca existi, como eu poderia voltar no tempo e matar meu avô? Esse loop lógico aparentemente não tem resposta conclusiva, e só pode ser estudado em ciências mais teóricas, como a Ciência de Borda.
Abaixo tem uma lista de alguns do grandes paradoxos temporais, e uma breve explicação:
1) Paradoxo do Avô
Talvez o mais famoso paradoxo temporal. Às vezes chamado de Paradoxo da Avó. Acontece quando um viajante do tempo volta ao passado para matar o seu avô (ou avó) quando ele (ou ela) ainda é uma criança, evitando assim o seu próprio nascimento e, por conseguinte, sua própria viagem ao passado para matar o seu antepassado. De modo geral esse paradoxo ocorre em qualquer mudança da História causada por um viajante do tempo de modo a impedir o próprio viajante de voltar ao passado para causar a mudança. Pode ser considerado um caso especial do Paradoxo da Alteração da História.
2) Paradoxo da Acumulação
Acontece quando um viajante do tempo se transporta de vários pontos de sua linha temporal para o mesmo momento de passado. Haverá várias duplicatas do viajante no ponto de chegada.
3) Paradoxo do Deslocamento em Trânsito
Viajantes do tempo em trânsito levam consigo seu próprio tempo - o presente do modo exato que estava no momento de sua viagem -, e não podem ser afetados por alterações da História ocorridas depois de sua partida. Só sofrerão os efeitos dessas alterações quando voltarem à sua matriz temporal, agora modificada.
4) Paradoxo da Descontinuidade
Acontece quando um viajante do tempo encontra no passado um conhecido que partiu de um ponto do futuro diferente do dele. Essa pessoa pode não reconhecer o viajante, pois no seu (dela) presente eles ainda não se encontraram. Ou pode acontecer o oposto. O viajante do tempo encontrar no passado alguém que partiu de um futuro à sua frente e que sabe o que vai acontecer com ele nos próximos meses ou mesmo anos.
5) Paradoxo da Duplicação
Acontece quando um viajante do tempo volta ao passado, encontra-se consigo mesmo, e faz alguma coisa que impede sua versão passada de viajar atrás no tempo tal como fez anteriormente, alterando assim sua própria História e criando uma duplicata permanente.
6) Paradoxo Final
Paradoxo criado por um viajante do tempo que muda a História de modo que viagem no tempo nunca seja inventada.
7) Lei dos Paradoxos Menores
Se dois paradoxos mutuamente exclusivos podem ocorrer simultaneamente, acontecerá primeiro o menos paradoxal.
8) Paradoxo da Alteração da História
Acontece quando um viajante do tempo volta ao passado e altera a História. E ele pode voltar no tempo outras vezes e alterar ou reverter a alteração, editando assim a História.
9) Paradoxo da Propagação
Este paradoxo envolve a velocidade na qual a alteração da História se propaga ao longo do Continuum. Pode ser instantânea, ou seguir uma taxa de propagação arbitrária, ou pode depender de um certo valor de probabilidade de que a alteração seja irreversível.
10) Paradoxo da História Retroativa
Acontece quando pessoas do futuro, que não haviam nascido na época de acontecimentos já ocorridos e historicamente registrados, acabarem revelando-se protagonistas desses mesmos eventos. Esse paradoxo é o outro único paradoxo temporal admitido pelos autores que defendem a idéia do universo em bloco.
veja a matéria completa no:http://radioativoblog.blogspot.com/2009/10/o-tempo-o-espaco-e-o-impossivel.html
ehuaheuae.
ResponderExcluirEstranho ler "acontece quando um viajante do tempo volta ao passado [...]"
No mais, são teorias sem nexo, visto que algumas acabam contestando outras.
Em tempo: Um ótimo filme que trata sobre esse assunto, e não foi citado, é "Alta Freqüencia", com Dennis Quaid.
Nele fica bastante claro o fato de mudanças físicas e mentais serem alterados devido a pequenos detalhes. A diferença para os outros filmes, é que não há viagens no tempo nem "nada de tão absurdo". A comunicação entre as diferentes épocas se dá via rádio.
mas e ai jhonatan?a vovó te mata ou não?
ResponderExcluir